Sob a direção de David Mah, Carl Koepcke y Marshall Prado da Escola de Design de Harvard, foi criado um sistema para a construção de um refúgio de rápida implantação - inflável - com a neve e o gelo como materiais de construção. O refúgio temporário está projetado para ambientes frios e utiliza as propriedades isolantes e a resistência à compressão dos próprios materiais, alcançando a elaboração de um volume espacial de curva catenária. Imagens do projeto construído e mais informações, a seguir.
Utilizando técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital, o espaço interno do alojamento está definido por painéis de plástico que se unem para formar a estrutura. Os painéis fornecem uma guia leve e pouco volumosa para o refúgio, o que permite aos usuários transportar o sistema em uma mochila até que a construção seja necessária.
"Ao invés de usar os tradicionais Iglu, o processo proposto poderia ser auto-formado em condições úmidas e congeladas", explicaram os projetistas. O refúgio de paredes finas autoportantes se baseia em uma pesquisa anterior sobre as estruturas infláveis como dispositivos que "geram espaço".
O produto final tem uma variação de seções dentro da estrutura catenária para otimizar o interior e os espaços externos. Esta forma utiliza pressão de ar e diafragmas catenários para controlar a forma desejada ao inflá-la.
O reforço de tela é utilizado para fortalecer e conectar as nervuras da catenária, enquanto que uma fina capa de gelo é capaz de suportar a si mesma sem reforços adicionais.
No video a seguir podemos ver o processo de montagem da proposta.
http://vimeo.com/36898697